Página inicial > Últimas Notícias > Secretaria de Saúde promove ação do Setembro Amarelo em Santa Cruz da Baixa Verde
Últimas notícias

• Publicado: Segunda, 20 Setembro 2021 11:13
  • Última Atualização: Segunda, 20 Setembro 2021 11:16
  • Acessos: 169

A Prefeitura de Santa Cruz da Baixa Verde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta quinta-feira (16), no PSF José Joaquim de Góes, uma palestra de conscientização sobre o Setembro Amarelo, uma campanha nacional de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

A ação de saúde pública já aconteceu em outros dois PSFs, contou a presença de várias pessoas que tiveram a oportunidade, de se informar sobre um tema que tem ganhado cada vez mais destaque na vida dos brasileiros. Para o Ministério da Saúde, a prevenção do suicídio deve ser um movimento que leve em consideração os aspectos biológico, psicológico, político, social e cultural, no qual o indivíduo é considerado como um todo em sua complexidade.

A palestra contou com toda a equipe do PSF e abordou o tema de forma humana e acolhedora. “Aqui no nosso município, não trabalhamos apenas a doença, mais o adoecer, de forma humanizada e acolhedora”, disse a enfermeira Graciete Gomes, Já a assistente social, Ilka Pereira que também participou da palestra, falou sobre a valorização da vida “Santa Cruz conta com uma equipe completa, para o tratamento da saúde mental do paciente, essa campanha é de valorização da vida”, completou.

A psicóloga Milena Fonseca foi outra profissional da área de saúde que participou da palestra, Milena abordou temas como tabu e preconceito que envolve o suicídio “A palestra de hoje foi exatamente, para mostrar as pessoas podem pedir ajuda, deixando o preconceito de lado. Temos que dizer sim a vida”, finalizou.

“Vamos realizar essa ação Setembro Amarelo, até o final do mês de setembro, em todos os nossos PSFs. Nosso objetivo é continuar conscientizando a população, sobre esse problema de saúde pública que é o suicídio”, disse a secretária de saúde Dra Carmen Gilda. A ação também contou com a presença da equipe do Mãe Coruja. Na oportunidade vez orientações e entregou panfletos aos participantes.

Via: https://www.naynneto.com.br/

registrado em: