Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Secretaria de Saúde promove ação do Setembro Amarelo em Santa Cruz da Baixa Verde
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Secretaria de Saúde promove ação do Setembro Amarelo em Santa Cruz da Baixa Verde

  • Publicado: Segunda, 20 Setembro 2021 11:13
  • Última Atualização: Segunda, 20 Setembro 2021 11:16
  • Acessos: 169

A Prefeitura de Santa Cruz da Baixa Verde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta quinta-feira (16), no PSF José Joaquim de Góes, uma palestra de conscientização sobre o Setembro Amarelo, uma campanha nacional de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

A ação de saúde pública já aconteceu em outros dois PSFs, contou a presença de várias pessoas que tiveram a oportunidade, de se informar sobre um tema que tem ganhado cada vez mais destaque na vida dos brasileiros. Para o Ministério da Saúde, a prevenção do suicídio deve ser um movimento que leve em consideração os aspectos biológico, psicológico, político, social e cultural, no qual o indivíduo é considerado como um todo em sua complexidade.

A palestra contou com toda a equipe do PSF e abordou o tema de forma humana e acolhedora. “Aqui no nosso município, não trabalhamos apenas a doença, mais o adoecer, de forma humanizada e acolhedora”, disse a enfermeira Graciete Gomes, Já a assistente social, Ilka Pereira que também participou da palestra, falou sobre a valorização da vida “Santa Cruz conta com uma equipe completa, para o tratamento da saúde mental do paciente, essa campanha é de valorização da vida”, completou.

A psicóloga Milena Fonseca foi outra profissional da área de saúde que participou da palestra, Milena abordou temas como tabu e preconceito que envolve o suicídio “A palestra de hoje foi exatamente, para mostrar as pessoas podem pedir ajuda, deixando o preconceito de lado. Temos que dizer sim a vida”, finalizou.

“Vamos realizar essa ação Setembro Amarelo, até o final do mês de setembro, em todos os nossos PSFs. Nosso objetivo é continuar conscientizando a população, sobre esse problema de saúde pública que é o suicídio”, disse a secretária de saúde Dra Carmen Gilda. A ação também contou com a presença da equipe do Mãe Coruja. Na oportunidade vez orientações e entregou panfletos aos participantes.

Via: https://www.naynneto.com.br/

registrado em:
Fim do conteúdo da página